Como escolher uma boa oficina mecânica?

oficina mecânica

Existem pessoas que são apaixonadas por carros, mas também existem aquelas que só precisam dele para trabalhar. E todas essas pessoas têm algo em comum que é a necessidade de uma oficina mecânica em que confiem.

Mas como escolher uma boa oficina mecânica e que tenha profissionais que prestem um bom serviço?

Foi pensando nessas dúvidas que nós preparamos esse artigo, para dessa forma ajudar as pessoas a encontrarem uma oficina em que confiem e que possam retornar sempre que for necessário para realizar novos serviços.

Então continue a leitura e descubra tudo sobre como escolher uma boa oficina mecânica!

10 Dicas para escolher sua oficina mecânica 

oficina mecânica

Antes de mais nada, escolher uma boa oficina para seu carro pode ser desafiador já que existem tantos locais e muitos profissionais que podem ou não prestar um bom serviço.

Sob o mesmo ponto de vista nós preparamos dez dicas para que você possa saber em quem confiar na hora de encontrar sua oficina.

1 – Indicações

Talvez você nunca tenha escutado essa frase, mas Oscar Wilde diz que “A experiência é o nome que damos aos nossos erros”. Isso mostra que as indicações para encontrar oficinas mecânicas confiáveis é o primeiro passo para acertar na escolha.

Isso porque as pessoas podem acertar e errar na hora de escolher um local para consertar seu veículo. E muitas das vezes em que há erros nessas escolhas, as pessoas acabam sendo prejudicadas.

Sendo assim, elas podem te orientar na escolha de uma boa oficina mecânica pois elas já acertaram ou erraram e possuem experiências para compartilhar.

As indicações também servem para você avaliar a reputação da oficina, mesmo que o indicador te mande para uma plataforma online. 

2 – Analisando certificações

Uma oficina em que você pode confiar sempre estará preocupada com a capacidade de seus profissionais em exercer um bom serviço.

Então converse com os mecânicos da oficina para saber se eles têm a certificação adequada para realizar o trabalho que oferecem.

Isso é muito importante, principalmente para os veículos importados, já que esses precisam de cuidados bem específicos.

3 – Conhecendo os fornecedores

Frequentemente as pessoas esquecem de pesquisar sobre os fornecedores da oficina mecânica. Mas se você busca qualidade no serviço prestado então precisa se importar com esse ponto, pois um bom profissional valoriza a qualidade de suas peças.

4 – Use a internet como aliada

A internet é o principal lugar para encontrar informações nos dias atuais. Por isso, use e abuse dela e a tenha como sua melhor aliada.

Por meio da internet você pode encontrar informações de mecânicas além de opiniões das pessoas que já contrataram esse tipo de serviço. 

Através de sites como reclame aqui e até a própria plataforma do google, como por exemplo o perfil do Google meu negócio, você encontra diversas avaliações de outras pessoas sobre os serviços prestados.

5 – Solicitação e comparação de orçamentos

oficina mecânica

É possível solicitar um orçamento para o mecânico quando você leva seu carro até a oficina. O profissional vai avaliar o veículo e informar o que precisa ser feito.

Dessa forma, você pode requisitar ao mecânico que inclua no orçamento tudo o que precisa ser feito, desde as peças até o valor pela mão de obra e tempo de duração do serviço.

Feito isso, é só ir até outras mecânicas e solicitar outros orçamento e assim comparar entre eles qual é o melhor, tanto em preço quanto no tempo de duração que o veículo levará para ficar pronto.

Também é importante verificar se a mecânica cobra para realizar orçamentos, pois isso é comum.

6 – Documento com as condições gerais do veículo

O documento com as condições gerais do veículo possui informações sobre o nível de combustível, quantos quilômetros o carro tem rodado e várias explicações a respeito da situação do carro.

Esse tipo de documento é um detalhe que um mecânico de confiança pode te oferecer além de ser uma forma de mostrar que o veículo não sofreu nem um desgaste durante o tempo em que esteve na oficina.

7 – Procon

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é o órgão que cuida do relacionamento entre consumidores e fornecedores no Brasil.

Através dele é possível certificar-se da regularidade da oficina e verificar se a mesma não atua na clandestinidade. Além disso, a mecânica precisa ter os equipamentos básicos no mínimo.

8 – IQA

O Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) é um organismo de certificação que não visa lucros com especialização no setor automotivo. 

Esse organismo gera certificações e serve como indicador de qualidade para remoção do motor, por exemplo.

Então, para saber se a oficina é de confiança verifique se ela possui o certificado do IQA.

9 – Nota fiscal

Quando o mecânico finalizar o trabalho você pode exigir a nota fiscal.

A nota fiscal é um documento que comprova uma transação comercial. Dessa forma, se houver algum problema no veículo após o término do serviço, você pode retornar a mecânica e informar o problema.

Além disso, o art. 26, II do Código de Defesa do Consumidor te garante 90 dias de prazo para retornar a mecânica caso algum problema do veículo não tenha sido solucionado.

10 – Mecânico 

Agora que já falamos sobre como encontrar uma oficina, é hora de falar sobre o mecânico.

Um mecânico em que você pode confiar, sempre vai querer te surpreender de maneira positiva. E isso significa que ele sempre vai querer realizar no seu veículo manutenções de qualidade.

Além disso, quando a pessoa confia no mecânico e realiza as manutenções periodicamente ela evita gastos desnecessários pois esse profissional não vai recomendar a troca de óleo fora do tempo ou consertos em defeitos inexistentes.

O mecânico também passa a transmitir confiança para o dono do veículo no momento em que as manutenções passam a ser frequentes.

E já que esse profissional conhece o estilo de vida do proprietário, ele passa a oferecer conselhos baseados no modelo do carro e na maneira como o dono dirige.

O dono do veículo também deve informar ao mecânico sobre os seus hábitos com o carro, quanto ele pode pagar pelo serviço e informações sobre o que pode estar ocorrendo com ele, pois isso torna mais fácil o trabalho do profissional.

Também é importante não esquecer dos valores e procurar sempre o melhor custo benefício para você.

Além disso, você também pode observar como os funcionários tratam os veículos e como é a organização do ambiente, pois tudo isso influencia na excelência do serviço.

Você também pode tentar um teste de honestidade se o seu carro já tiver um problema como funcionamento irregular de alguma peça, por exemplo.

Depois é só levar até a mecânica e pedir para verificar. Se o problema que a mecânica diagnosticar coincidir com o funcionamento irregular, então o mecânico sabe o que está fazendo.

Por fim, não esqueça das suas prioridades, pois se você precisa do carro imediatamente é melhor não escolher um profissional que não tenha isso como precedência. 

Dica Bônus – Encontrando um mecânico de confiança

oficina mecânica

Encontrar um mecânico ou uma oficina mecânica de confiança não é uma tarefa fácil não é mesmo?

Mas após seguir as nossas dicas, você pode encontrar uma sem dificuldades.

Afinal, a Oficina Mecânica Benicar tem os profissionais de confiança que você precisa para o seu veículo.

Nós somos especializados em câmbio automático e possuímos 25 anos de tradição sempre oferecendo o melhor serviço.

Contamos com profissionais altamente capacitados prontos para te atender da melhor maneira possível. Então CHAME NO WHATSAPP e converse com nossos mecânicos pois nós vamos te ajudar no que pudermos! 

Auto Mecânica Benicar, A sua oficina Mecânica.

5/5 - (1 vote)
Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

4 Comments

  1. […] o seu carro após uma colisão ou para os serviços do dia a dia, fique à vontade para ir até a oficina mecânica especializada ou […]

  2. […] coisas possam ser facilmente identificadas por você, é muito importante contar sempre com uma oficina mecânica de confiança para lhe auxiliar e fazer as verificações e manutenções corretas e apropriadas […]

  3. […] O custo para trocar os componentes da embreagem pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o modelo e ano do veículo, a qualidade dos componentes que serão instalados, a região geográfica e a oficina mecânica escolhida. […]

  4. […] O tempo necessário para consertar o problema na embreagem pode variar dependendo da gravidade do problema e do modelo do veículo. Em geral, a reparação da embreagem pode levar de algumas horas a um dia inteiro de trabalho na oficina mecânica. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *