Descubra o que Revisar no Veículo Antes de Viajar!

Descubra o que Revisar no Veículo Antes de Viajar!

o que revisar no veículo antes de viajar

Eis a pergunta que não quer calar na cabeça dos motoristas de plantão. Afinal, o que revisar no veículo antes de viajar?

Certamente se você está pensando em fugir um pouco da rotina e correria do dia a dia, realizando uma viagem, é muito provável que esteja se fazendo esta pergunta. Pensando nisso, trouxemos um artigo completo e cheio de informações importantes, para sanar esta e outras dúvidas. 

Boa leitura!

É importante fazer a revisão do carro antes de viajar?

o que revisar no veículo antes de viajar

Sim, é fundamental realizar uma revisão em seu veículo antes de qualquer viagem. Isto garantirá a segurança para você e todos que estiverem aproveitando este momento ao seu lado.

Imagine que você não tenha este cuidado, simplesmente supondo que está tudo certo e, de repente no meio da estrada, o carro enguice e a viagem acabe com o carro sendo carregado pelo serviço de reboque. 

Pior ainda, imagine se acaba ocorrendo um acidente por algo que poderia ter sido evitado se você tivesse sido prudente fazendo a revisão antes de colocar o pé na estrada.

Por isso podemos afirmar com veemência sobre a importância da revisão.

O que revisar no veículo antes de viajar

Sem mais delongas, vamos a resposta desta desta importante pergunta:

Parte elétrica

Começando pela parte elétrica, inicie checando se todas as luzes estão funcionando corretamente, afinal você pode pegar alguma forte neblina, ou uma estrada escura e, se houver alguma deficiência em alguma das luzes, seu percurso estará comprometido.

Além disso, não se esqueça da bateria, já que ela é a fonte de energia que irá manter a funcionalidade do sistema elétrico.

Troca de óleo automotivo

É hora de nivelar o óleo do motor, pois em suma, ele é o elemento principal para a lubrificação das peças, evitando a fricção em excesso entre elas e realizando o resfriamento do motor.

Por isso, mesmo que você esteja certo de que recentemente foi feita a troca de óleo, o ideal é sempre completar, até a marca indicada pelo fabricante, antes de partir.

É muito simples, inclusive, fazer a verificação deste nivelamento. Basta puxar a vareta onde fica acomodado o óleo do motor e você verá como está o nível dele. 

Aliás, é importante estar fazendo a substituição completa deste óleo, com uma certa frequência, pois com o passar do tempo ele vai perdendo suas propriedades. Além do mais, tenha muita atenção para o tipo de óleo ideal para o seu motor, certo?

Freio 

o que revisar no veículo antes de viajar

Com certeza a unanimidade da importância desta etapa de verificação é plena, não é mesmo?

Então vamos lá! Primeiramente, faça uma análise atenta a ruídos incomuns, perda significativa ou mesmo que mínima da capacidade de frear, tal como, possíveis vazamentos no veículo.

Quando for levar o veículo para o mecânico revisar (sempre faça esta revisão com um profissional qualificado e de confiança), ele irá verificar todos os itens deste sistema, como:

  • Sapatas;
  • Tambor;
  • Pastilhas;
  • Eficácia do fluido de freio;
  • Flexíveis de freio;
  • Discos;
  • Lonas;
  • Cilindros de roda.

No geral, este sistema precisa ser revisado a cada 10 mil quilômetros rodados.

Ar condicionado

Ninguém merece ter que ficar no quentão no meio da estrada, não é verdade? 

Inclusive, ainda corre o risco de facilmente ser assaltado, principalmente em determinadas cidades onde o índice de assaltos, enquanto está parado em sinais de trânsito, por exemplo, é grande. 

Então não se esqueça de incluir esta etapa no seu checklist.

Pneus

Tanto quanto o sistema de freios, que já abordamos anteriormente, os pneus são itens que influenciam diretamente na segurança da sua viagem. Eles garantem estabilidade diante das condições de velocidade, condições climáticas, dentre outros, ao longo do seu percurso.

Dito isto, está fora de cogitação viajar com os famosos “pneus carecas”, pois eles são os principais vilões de graves acidentes. Portanto, sempre faça a troca de pneus no tempo certo, ou seja, ao apresentarem desgastes notórios.

E não se esqueça de calibrar todos os pneus corretamente, seguindo a indicação do manual do veículo, inclusive o estepe.

Itens de segurança

Ao fim, faça uma conferência no pleno funcionamento de todos os itens de segurança, fazendo um exame no limpador do para-brisa, estado das borrachas e completando o nível do recipiente de água do limpador. Caso note alguma possível necessidade da troca de algum desses itens, não exite em fazê-la.

Ah, não esqueça de garantir a caixa de ferramentas completa, com o macaco, triângulo e chave de rodas.

Por último, tenha a certeza de que está levando a documentação do carro e carteira de habilitação. Obviamente, tudo precisa estar em dia e dentro da validade, bem como o licenciamento devidamente quitado.

Como fazer uma viagem ainda mais segura?

o que revisar no veículo antes de viajar

Em suma, adote uma postura de direção segura e atenciosa, respeitando todos as leis de trânsito como:

  • Uso obrigatório do cinto de segurança, tanto do motorista quanto dos demais passageiros;
  • Uso correto da cadeirinha, caso esteja transportando uma criança;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Respeite as indicações de ultrapassagem (a grande maioria das batidas ocorrem por ultrapassagem proibida);
  • Tenha atenção às placas de indicação;
  • Não mexa no celular enquanto dirige;
  • Nunca dirija ao ter ingerido bebida alcoólica.

Concluindo, ao ter em mente a adoção da postura correta e a certeza de que o seu checklist está completo, é só partir para o abraço e curtir cada minuto da sua viagem!

Agora que você sabe o que revisar no veículo antes de viajar, que tal contar com especialistas qualificados e prontos a garantir a eficácia da sua revisão? Para isso, conte com a Benicar!

Atuamos com as maiores tecnologias, inovações e melhor atendimento do mercado, para cuidar e garantir que o seu veículo te ofereça o melhor desempenho.

Nossa equipe é treinada para te dizer com precisão o que revisar no veículo antes de viajar, trazendo a tranquilidade e segurança, que você tanto procura, para a sua viagem.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Então  CHAME NO WHATSAPP. Estamos no seu aguardo!

5/5 - (3 votes)
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *