Manutenção de Freios Automotivos: Qual sua importância e quando fazer?

Manutenção de Freios Automotivos: Qual sua importância e quando fazer?

manutenção dos freios automotivos

Com o aumento do número de veículos nas ruas, a manutenção dos freios automotivos tornou-se uma tarefa indispensável para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. 

No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem os cuidados que devem ser tomados com os freios e acabam cometendo erros que podem colocar em risco a vida de todos.

Por isso, nós vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre manutenção de freios automotivos. Acompanhe!

Quais são os componentes que fazem parte do sistema de freios automotivos?

manutenção dos freios automotivos

Existem diversos componentes que fazem parte do sistema de freios automotivos. Dentre eles estão inclusos:

  • discos de freio; 
  • pinças de freio; 
  • tambores;  
  • tubos e mangueiras de freio; 
  • cilindro mestre;  
  • alavanca do freio;
  • pedal de freio; 
  • sistema ABS (antibloqueio de freio); 
  • componentes elétricos;
  • outros.

Agora que você já sabe dos diversos componentes do sistema de freios automotivos, vamos seguir para o próximo tópico e saber a importância de sua manutenção.

Qual a importância da manutenção dos freios?

A manutenção dos freios automotivos é essencial para garantir um bom funcionamento do veículo e a segurança do motorista e dos passageiros. Os freios são um dos sistemas mais importantes do veículo e são responsáveis por parar o carro. 

Se os freios não estiverem em bom estado, o carro pode não parar rapidamente ou corretamente, o que pode resultar em acidentes graves. 

Além disso, a manutenção dos freios ajuda a manter os custos de manutenção do veículo baixos. Se os freios estiverem em más condições, pode ser necessário substituir todo o sistema, o que pode ser muito caro. 

Portanto, realizar a manutenção regular dos freios pode ajudar a evitar custos desnecessários.

Quais são os cuidados básicos com o sistema de freios automotivos?

É sempre importante cuidar do veículo para mantê-lo funcionando corretamente. Por isso, veja abaixo alguns dos cuidados básicos que é preciso ter com o sistema de freios.

Pastilhas de freio

É importante que os proprietários inspecionem as pastilhas de freio para verificar se estão desgastadas. Se estiverem, devem ser substituídas. 

Troca de fluido

É necessário realizar a troca dos fluidos de freio periodicamente para prevenir a corrosão das peças. Além disso, o fluido absorve a umidade do ambiente, prevenindo contra formação de bolhas e de falhas durante a frenagem.

Verificar lonas e tambores

É importante verificar se as lonas e os tambores de freios estão em boas condições. Se houver sinais de desgaste ou corrosão, o proprietário deve considerar a substituição dos componentes prejudicados. 

Além desses cuidados, também é preciso estar atento aos sinais que o seu carro faz quando está com problemas. Então, vamos seguir ao próximo tópico e entender mais sobre isso.

Sinais de que está na hora de fazer a manutenção dos freios

manutenção dos freios automotivos

Os sinais mais comuns de que é hora de fazer a manutenção dos freios automotivos incluem ruídos altos e vibrações ao frear, além de um sistema de freio instável ou lento. Os discos de freio também podem mostrar sinais de desgaste. 

volante com trepidação

Se o volante estiver tremendo ou trepidando, pode ser um sinal de que há problemas com o sistema de freios, como desgaste dos discos, por exemplo. É importante verificar o sistema de freios imediatamente para evitar possíveis danos à segurança do veículo.

Som de ferro

Se você ouvir um som semelhante ao de ferro batendo ao frear, pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser trocadas. Elas são importantes para manter o desempenho de frenagem adequado, por isso o cuidado com elas é indispensável.

O pedal do freio está abaixo do normal

O pedal de freio baixo pode ser causado por vários fatores, como vazamento no sistema e esvaziamento do reservatório do fluido de freio, por exemplo. Então, o melhor a se fazer é levar o seu veículo a um mecânico para verificar o sistema de freio e identificar o problema.

O pedal do freio está duro

O mais comum é que a falha esteja no servofreio, também conhecido como hidrovácuo. Esta unidade tem o objetivo de aumentar a força que você aplica ao pedal do freio para que ele funcione corretamente.

Além desses sinais, também é possível encontrar a luz do painel acesa ou ruídos no carro. Então, se você encontrar algum desses problemas, ou outros relacionados ao sistema de freios, é importante procurar ajuda imediatamente.

Quando fazer a manutenção periódica dos freios?

A recomendação mais comum para a manutenção dos freios automotivos é a cada 10.000 km ou pelo menos uma vez por ano. Porém, o indicado é seguir a recomendação do fabricante, sempre.

O sistema de freios também deve ser verificado sempre que o veículo for levado para o mecânico ou para outros serviços de manutenção.

Também é importante saber que a frequência da manutenção dos freios automotivos pode variar de carro para carro.

Considerações finais

manutenção dos freios automotivos

Manutenção de freios automotivos é algo extremamente importante para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. 

É essencial que os proprietários de veículos conheçam as etapas necessárias para manter seus freios funcionando corretamente. 

Esperamos que esse post tenha sido útil e que agora você saiba um pouco mais sobre a manutenção de freios automotivos

E não deixe de contar com a gente para cuidar da manutenção dos freios automotivos do seu carro. Nós da Benicar Oficina Mecânica, temos mais de 25 anos de experiência, trabalhando sempre para oferecer o melhor aos seus clientes.

Então, CHAME NO WHATSAPP, nós estamos à disposição!

5/5 - (1 vote)
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *