Troca de Embreagem: Quando fazer?

Troca de Embreagem: Quando fazer?

Quando um veículo precisa fazer a troca de embreagem, ele apresenta alguns sinais ou defeitos, para alertar que é hora de realizar sua manutenção.

Porém, não adianta notar que o carro está estranho e não saber o que está acontecendo com ele.

Pensando nisso, nós escrevemos esse artigo onde você pode encontrar informações e descobrir quando fazer a troca de embreagem. Por isso, vamos continuar a leitura e entender o que é a embreagem. Acompanhe!

O que é a embreagem

troca de embreagem

A embreagem é uma das partes do sistema de transmissão do carro. Ela é responsável por levar a força do motor para a caixa de marcha e essa mesma força deve chegar até as rodas do carro minimizando o tranco e impulsionando o veículo.

É por causa da embreagem que a troca de marcha é feita suavemente e com isso o gasto da caixa de câmbio e o motor é minimizado eficientemente.

E se você não sabe a importância que a embreagem tem, vamos para o próximo tópico e entender mais sobre isso.

Qual a Importância da embreagem

Quando falamos da embreagem é normal lembrar do pedal, porém sua importância está além dele. Afinal, a embreagem é responsável por levar a força do motor para a caixa de câmbio.

Sem a embreagem, o motorista teria que trocar de marcha “no tempo” e essa prática danifica a caixa de câmbio.

Por isso a embreagem é importante para o carro, assim como seu bom funcionamento.

Todas as funções que a embreagem exerce são possíveis devido a um conjunto de itens do carro. O disco, platô e o rolamento fazem parte desses itens e se juntarmos eles, teremos o kit de embreagem, porém falaremos deste kit nos próximos tópicos.

Como Funciona a Embreagem?

Antes de mergulharmos na troca de embreagem, é essencial entender como essa peça vital do seu carro funciona. Imagine a embreagem como um mensageiro fiel entre o motor e as rodas, assegurando que a comunicação entre eles seja perfeita.

Quando você pisa no pedal da embreagem, você está essencialmente acionando um sistema que desacopla o motor das rodas. Isso permite que você troque as marchas sem o rugido aterrorizante de engrenagens se chocando. Agora, pense na embreagem como um elegante dançarino, cujos movimentos suaves permitem que a transição entre as notas musicais (ou neste caso, as marchas) seja harmoniosa.

Internamente, a embreagem é composta por vários componentes, como o disco da embreagem, o platô e o rolamento. Esses componentes trabalham juntos como uma equipe de remo sincronizada, garantindo que seu carro mude de marcha sem solavancos e, o mais importante, sem danos ao motor ou à transmissão.

Tipos de embreagem

troca de embreagem

Existem diversos tipos de embreagem, porém, vamos falar sobre os modelos mais comuns usados nos carros populares.

Embreagem monodisco

A embreagem monodisco é um dos modelos mais comuns utilizados nos dias atuais. Ela usa um disco e por isso tem em seu nome a sigla “mono” que significa um.

Além disso, esse modelo de embreagem pode ser comandada de forma hidráulica ou mecânica.

Dupla embreagem

Esse modelo, assim como o próprio nome diz, usa dois sistemas de embreagens.

Dessa forma, as marchas pares e ré são acionadas por um grande disco de embreagem ao passo que um menor aciona as marchas ímpares.

Um exemplo desse modelo é o Powershift da Ford.

Embreagem seca

A embreagem seca utiliza ar para o resfriamento, ao invés de óleo e por isso tem esse nome. Sendo assim, seu uso é recomendado para carros com menos de 25 kgfm de torque.

Além disso, é comum esse modelo possuir um disco de embreagem.

Embreagem úmida

Esse tipo de embreagem tem esse nome por suas séries de discos banhados em óleo.E por ter esse sistema de refrigeração, a embreagem úmida pode ser usada em carros com maior torque e dessa forma, preservar o conjunto de transmissão do carro.

O que vem no kit embreagem completo?

troca de embreagem

O kit de embreagem, é composto pelo disco, platô e o rolamento ou atuador hidráulico. E apesar de existirem diversos tipos de embreagem, esse kit é chamado assim pelos mecânicos por conta das peças desse conjunto serem dependentes umas das outras.

Dessa forma, quando surge problema em uma das peças é normal que todo o kit seja substituído.

Disco

Essa é uma das peças principais do sistema de embreagem, pois ela faz a ligação entre a caixa de câmbio e o motor possibilitando a troca de marchas.

Ele também amortece as oscilações que acontecem por causa da rotação do motor.

Platô

Ele é uma peça fundamental para atenuar a iniciação do movimento do veículo.

O platô tem como objetivo soltar o motor do câmbio que está ligado às rodas do carro quando o condutor pisa no pedal da embreagem.

Rolamento ou atuador hidráulico

O rolamento, que também é conhecido como colar, é responsável por fazer com que os platôs se afastem, isso cessa a transmissão de rotação do motor para a caixa de marcha.

O atuador hidráulico, possibilita que os pedais da embreagem sejam acionados de maneira suave.

Qual a vida útil de uma embreagem?

Ah, a durabilidade da embreagem, uma questão que atormenta muitos motoristas. A vida útil de uma embreagem pode variar muito, dependendo de diversos fatores como o estilo de condução, tipo de trânsito em que o carro é geralmente utilizado e, claro, a qualidade da embreagem em si.

Em média, uma embreagem bem cuidada pode durar entre 80.000 e 150.000 quilômetros. Mas não se engane, se você é do tipo que adora acelerar nas saídas e fazer trocas de marcha mais bruscas, sua embreagem pode pedir aposentadoria mais cedo, em apenas 40 mil quilômetros rodados!

Dirigir em trânsito pesado com frequência também pode encurtar a vida útil da embreagem, já que ela é acionada muito mais vezes em situações de anda e para.

Portanto, quer prolongar a vida da sua embreagem? Seja gentil com ela! Evite acelerações desnecessárias e trocas bruscas de marcha. E, claro, faça revisões periódicas para identificar sinais de desgaste.

Mas lembre-se, até a embreagem mais bem cuidada chegará ao fim de sua vida útil em algum momento. Quando isso acontecer, é fundamental estar preparado para uma troca de embreagem. No próximo segmento, abordaremos os sinais que indicam que sua embreagem está pedindo para ser substituída. Fique ligado!

Qual é o sinal que a embreagem está ruim?

troca de embreagem

Quando um veículo precisa fazer a troca de embreagem, ele irá apresentar alguns sinais ou defeitos, para alertar que é hora de realizar sua manutenção.

Então nós listamos os sinais mais comuns, que indicam problemas e a hora de realizar a troca de embreagem:

  • Embreagem rígida;
  • Falta de folga no pedal da embreagem;
  • Trepidação no pedal da embreagem;
  • O pedal da embreagem está barulhento ou com chiado;
  • Câmbio ou marcha arranhando na hora de fazer a troca;
  • A alavanca de câmbio volta ao ponto morto sozinha ou se movimenta sozinha;
  • O veículo patina;
  • Ruído ou barulho dentro da alavanca de câmbio;
  • Tremedeira ao arrancar com o veículo.

Todos esses sinais vão mostrar que é a hora de realizar a troca ou manutenção da embreagem.

Quando Devo Procurar um Profissional?

Vamos ser honestos, nem todos somos mecânicos especializados. Às vezes, o faça-você-mesmo não é a melhor opção, especialmente quando se trata de algo tão crítico quanto uma troca de embreagem. Então, quando é hora de pendurar suas ferramentas e chamar um profissional?

  • Sintomas Claros de Problemas na Embreagem: Se você notar que o pedal da embreagem está muito duro, ou se escutar ruídos estranhos ao mudar de marcha, pode ser um sinal de que algo não está certo. Não tente ser o herói da história, é hora de procurar um profissional.
  • Falta de Conhecimento e Ferramentas Adequadas: Trocar uma embreagem não é como trocar uma lâmpada. Requer conhecimento específico e ferramentas adequadas. Se você não tem ambos, é melhor deixar essa tarefa para quem sabe.
  • O Custo da Aprendizagem é Alto: Se você errar em alguma etapa da troca de embreagem, pode acabar com uma conta salgada de reparos. Às vezes, o barato sai caro, então pense bem antes de se aventurar sem experiência.
  • Seu Tempo é Valioso: A troca de embreagem pode ser um processo demorado. Se o seu tempo é precioso e você pode pagar por um serviço de qualidade, por que não optar por menos dores de cabeça?
  • Garantia e Tranquilidade: Um profissional geralmente oferece garantia pelo serviço prestado. Isso pode lhe trazer tranquilidade, sabendo que, se algo der errado, você terá onde recorrer.

Em suma, se você não está 100% confiante em suas habilidades mecânicas, é melhor procurar um profissional para realizar a troca de embreagem. Seu carro agradecerá e sua carteira também!

Quanto custa o sistema de embreagem?

Uma das primeiras coisas que vem à mente quando consideramos a troca de embreagem é, sem dúvida, o custo envolvido. É como planejar uma viagem; você precisa saber quanto vai gastar, certo?

O sistema de embreagem é composto por várias peças, e o custo pode variar dependendo da marca e modelo do seu carro. Em média, no Brasil, você pode esperar que o custo das peças para a troca de embreagem fique na faixa de R$ 250 a R$ 1000 dependendo do modelo do veículo.

Mas espere, não guarde sua carteira ainda! Além do custo das peças, também é necessário considerar o custo da mão de obra. E, como dizem, tempo é dinheiro. O valor da mão de obra pode variar bastante, mas é um componente essencial do custo total.

Além disso, é sempre bom ter uma reserva para imprevistos. Você sabe, às vezes abrimos a caixa de pandora ao mexer no carro e descobrimos que mais coisas precisam ser trocadas.

É importante ressaltar a importância de não economizar demais na troca de embreagem. Lembre-se de que a qualidade muitas vezes vem a um preço mais alto, mas pode poupar dores de cabeça no futuro. Pense nisso como um investimento no seu fiel companheiro de quatro rodas.

Em conclusão, esteja preparado, faça sua pesquisa e, se necessário, consulte um profissional para obter uma estimativa mais precisa do custo da troca de embreagem para o seu carro. Lembre-se, um pouco de planejamento pode levar você longe!

Conclusão

benicar

Chegamos ao fim do nosso guia sobre troca de embreagem. Passamos por diversos aspectos importantes: compreendemos como a embreagem funciona, exploramos sua vida útil, discutimos quando é necessário procurar um profissional, e analisamos os custos envolvidos na troca do sistema de embreagem.

Se você está buscando um serviço de troca de embreagem de confiança, a Benicar é a oficina que combina expertise e qualidade no atendimento. Nossos profissionais são altamente capacitados e estamos comprometidos em garantir que seu veículo receba o tratamento que merece.

Não deixe para depois. Cuide do seu carro e garanta sua segurança e a de sua família. Entre em contato conosco e agende uma visita à nossa oficina.

CHAME NO WHATSAPP e faça já seu orçamento para a troca de embreagem na Benicar. Estamos ansiosos para atendê-lo e ajudá-lo em todas as suas necessidades automotivas.

Avalie-nos
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

1 Comments

  1. […] um veículo precisa fazer a troca de embreagem, ele apresenta alguns sinais ou defeitos, para alertar que é hora de realizar sua manutenção […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *