A manutenção do carro é um tópico crucial para qualquer proprietário de veículo, e uma das questões mais complexas e muitas vezes mal compreendidas é a troca de óleo do câmbio automático. Ao contrário do óleo do motor, que a maioria das pessoas sabe que precisa ser trocado em intervalos regulares, o óleo do câmbio automático é um elemento frequentemente negligenciado.
Neste artigo, vamos abordar questões cruciais como a quantidade de óleo necessária para o câmbio, a durabilidade do óleo, a frequência ideal para a troca, e muito mais. Nosso objetivo é esclarecer todas as suas dúvidas e garantir que seu veículo funcione de maneira eficiente e segura.
Quando falamos sobre a troca de óleo do câmbio automático, uma das primeiras dúvidas que surge é quanto de óleo realmente precisa ser reposto. Isso pode variar dependendo do método de troca escolhido e do modelo específico do carro.
Vamos dar uma olhada em três métodos comuns de troca de óleo e as respectivas quantidades necessárias para cada um:
No método mais básico, conhecido como troca por gravidade, o mecânico drena o óleo velho pelo cárter, troca o filtro externo localizado abaixo do radiador do câmbio e remove o cárter do câmbio para limpá-lo.
Ele também substitui o filtro interno e a junta. Nesse processo, são adicionados aproximadamente 5,6 litros de óleo novo, que é a quantidade drenada do câmbio.
Esse método é mais complexo e envolve a desmontagem completa do câmbio. O mecânico drena os 5,6 litros de óleo velho do câmbio, além de retirar o câmbio e o conversor de torque para drenar mais 2,5 litros de óleo dos tambores internos. Isso faz com que a quantidade total de óleo novo necessária seja de cerca de 8 litros.
Utilizando uma máquina de flushing especializada, é possível trocar entre 8 a 11 litros de óleo. Este método é considerado mais completo porque consegue remover o óleo armazenado em locais de difícil acesso, como o interior do radiador e do conversor de torque. Ao fazer a troca por decantação, por exemplo, cerca de 50% do fluido pode permanecer nesses componentes, comprometendo a qualidade da troca.
Cada método tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende de vários fatores, como o estado do seu veículo e suas preferências pessoais. Fale com seu mecânico de confiança para determinar qual é o melhor método para você.
O intervalo de troca de óleo do câmbio automático varia de acordo com o fabricante e o tipo de câmbio. Além disso, fatores como as condições de direção e o próprio envelhecimento do fluido podem influenciar essa frequência.
Abaixo, apresentamos uma tabela para ajudar você a entender melhor as recomendações de diferentes fabricantes:
Fabricante | Modelo de Câmbio | Recomendação de Troca |
---|---|---|
Audi | Tiptronic | Sem indicação para troca |
S tronic de dupla embreagem | A cada 60.000 km ou 3 anos | |
BMW | Transmissões automáticas atuais | Acima de 120.000 km (se sintomas) |
Caoa Chery | Vários | Livre de manutenção ou a cada 40.000 km |
Chevrolet | Onix | A cada 80.000 km (se condições severas) |
Fiat e Jeep | AT6 Aisin, AT9 | Livre de manutenção |
Ford | Vários | Varia entre 40.000 km e 240.000 km |
Honda | CVT, automática convencional | Entre 40.000 km e 100.000 km |
Mercedes | Vários | Entre 50.000 km e 125.000 km |
Mitsubishi | Vários | Entre 40.000 km e 100.000 km |
Nissan | CVT, outros | 100.000 km ou 40.000 km |
Peugeot e Citroën | – | Vitalício |
Renault | – | Sem necessidade de troca |
Toyota | Vários | A cada 80.000 km ou 48 meses |
Volkswagen | Tipo AQ, Tipo DQ | Vitalício ou a cada 60.000 km |
Volvo | – | A cada 60.000 km ou 36 meses |
Enquanto muitos motoristas tendem a se focar apenas na quilometragem rodada para decidir o momento da troca, o tempo de uso do óleo é igualmente crítico. De maneira geral, é aconselhável realizar a troca de óleo do câmbio automático a cada 4 anos ou 60.000 km, o que ocorrer primeiro, salvo recomendações específicas do fabricante.
Reforçamos que a melhor maneira de determinar quando fazer a troca é consultar o manual do proprietário ou um mecânico especializado, especialmente porque alguns veículos possuem condições específicas que exigem trocas mais frequentes ou que permitem maior longevidade do óleo.
Identificar quando é necessário fazer a troca de óleo do câmbio automático é crucial para a saúde e longevidade do seu veículo. Se você não está certo sobre quando trocar o óleo do câmbio, fique atento aos seguintes sintomas que indicam que algo não vai bem:
A troca de marchas deve ser um processo suave e quase imperceptível. Qualquer alteração nesse comportamento, como ruídos estranhos ou hesitação, são sinais de que uma troca de óleo do câmbio automático pode ser necessária.
Sempre que identificar um desses sinais, a melhor ação é consultar o manual do seu veículo e procurar um mecânico especializado para avaliar a situação. Realizar a troca de óleo em tempo hábil é crucial para evitar danos mais graves e custosos ao sistema de transmissão do seu veículo.
A troca de óleo do câmbio automático não é algo a ser negligenciado. Se você é proprietário de um carro com este tipo de transmissão, entender as possíveis consequências de não manter o óleo em condições ideais é crucial. Abaixo, detalhamos o que pode acontecer se você não mantiver o óleo do câmbio em dia:
Em resumo, o estado do óleo do câmbio impacta diretamente na performance, eficiência e longevidade do seu veículo. Ignorar os sinais de que o óleo precisa ser trocado pode resultar em uma série de problemas que vão do incômodo ao financeiramente oneroso.
Então, sempre consulte o manual do proprietário e siga as recomendações do fabricante ou de um mecânico especializado para garantir que o óleo do câmbio automático esteja sempre em boas condições.
Quando se trata de manutenção de veículos com transmissão automática, uma pergunta comum é se é possível ou apropriado completar o óleo ao invés de fazer a troca de óleo do câmbio automático por completo. A resposta direta para essa pergunta é um retumbante “não”. Abaixo, explicamos por quê:
Em resumo, a troca de óleo do câmbio automático deve ser feita seguindo rigorosamente os intervalos recomendados pelo fabricante ou um mecânico especializado. A troca deve ser completa para assegurar que o sistema de transmissão funcione corretamente e para prolongar a vida útil do seu veículo.
Ignorar essas diretrizes não só pode comprometer a performance do seu carro, como também pode resultar em custos de manutenção mais elevados no futuro. Portanto, quando o assunto é óleo de câmbio, a melhor prática é seguir as orientações especializadas para a manutenção adequada.
O custo desta manutenção pode variar, mas em média, você deve esperar gastar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. Este valor pode ser influenciado pela região onde você mora, o modelo do seu carro e a oficina que você escolhe.
Para calcular o impacto no custo por quilômetro rodado, basta dividir o valor da troca pela quilometragem atual do seu veículo. Por exemplo, se a troca custar R$ 2.000,00 e seu carro tiver 50.000 km rodados, o custo por km será de R$ 0,04.
Manter o sistema de câmbio do seu carro em bom estado é crucial para o desempenho e a longevidade do veículo. A troca de óleo do câmbio automático não é apenas uma etapa de manutenção recomendada, mas uma necessidade que pode evitar problemas caros e complicados no futuro.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre como identificar problemas no óleo do câmbio, o que acontece quando o óleo está ruim, se é possível completar o óleo e quanto custa a troca. Agora que você está bem informado, não deixe de realizar essa manutenção essencial.
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13 Comments
Olá uma informação,
Tenho um fusiona modelo 2.3 ano 2006/07 porque quando coloco a ré ele da um tranco, parece que vai estourar,
Lendo sobre as matérias,
Pergunto a vcs isso e problema de óleo de câmbio que tem que ser trocado ou peças
Olá Marco Aurélio Botelho chemello, tudo bem? Nós chame no WhatsApp para uma interação melhor? Segue o nosso contato – (11) 91605-9909.
boa tarde, tenho uma tiguan 2019 1.4 cambio dsg um técnico da wv me informou que não se troca o óleo de cambio e verdade
Boa tarde Joel Pereira! Nos chame no WhatsApp (11 91605-9909), estaremos feliz em te responder!
Pq as vezes quando vou trocar do P para o R da um tranco ? Minha esposa faz isso e não dá o tranco e não é sempre que acontece e isso é só comigo
Pq as vezes quando vou trocar do P para o R da um tranco ? Minha esposa faz isso e não dá nada e não é sempre que acontece e isso com ela é só comigo
Antes de colocar no p precisa colocar no n acionar o freio de mão para depois colocar no p assim não dá tranco
Boa noite acabei de adquirir um Ford Focus 2015 automático. Na hora da compra o vendedor me disse que o carro nunca foi batido e nem deu problema(apesar de não ter acreditado 100% acabei comprando pela estado de conservação do carro). Só que encontrei uma nota dentro do manual com um valor de serviço de $26000.00.
Como não entendo nada de carro eu gostaria da ajuda de vcs pra saber o defeito do carro ( se bateu motor ou foi o câmbio automático que deu problema ou alguma outra coisa).
Segue a lista das peças trocadas.
-jg de pistão
-ja de casquilho fixo
-jg de casquilho móvel
-retentor do volante
-jogo de anéis
-kit tbi
-filtro de óleo
-mangueira do radiador
-jogo de vela
-silicone de alta
– sensor da caixa
-bobina
-retifica, eixo, bloco, cabeçote
-bico injetor
-bomba d alta
-sonda lambida
-Bomba de combustível
– filtro de combustível
-oleo de caixa
-boia
-+ 7k de mão de obra
Olá, Gabriel lima, tudo bem? acredito que pelo WhatsApp será melhor o contato. Segue o numero: (11) 91605-9909
[…] veículos automáticos, surge a questão da manutenção adequada, particularmente em relação à troca de óleo do câmbio automático. A troca de óleo é um procedimento essencial que garante o bom funcionamento do veículo e […]
[…] é um aspecto essencial para garantir o desempenho e a durabilidade dos veículos modernos. A troca regular do óleo do câmbio é uma das práticas mais importantes para evitar problemas mecânicos e garantir uma condução […]
Tenho uma Lifan X60 2018 câmbio CVT com 68.000 km
Quanto custaria para trocar óleo e filtro da caixa
Quando você parar o carro e estacionar, coloque em N puxe o frio de mão tire o pé do freio, desligue o carro e só então coloque na posição P. Desta maneira todo peso do carro fica no freio de mão e não na caixa.