A troca de óleo cambio automático possui diversas finalidades como; lubrificar o conjunto do câmbio, resfriar a transmissão, realizar a limpeza das peças, garantir a pressão correta do sistema, evitar que se formem depósitos de impurezas e borras, bem como proteger as peças contra a oxidação.
Todas essas particularidades mostram a importância de utilizar fluídos de qualidade para garantir a vida útil e o funcionamento das transmissões. Desta forma, a utilização de lubrificantes incorretos ou não aprovados para o seu veículo, pode ocasionar, além de falhas nas trocas de marcha, o travamento do sistema de transmissão, resultando em um grande prejuízo para o proprietário.
É importante ressaltar que a troca de óleo da transmissão, deve ser acompanhada rigorosamente de acordo com as instruções do manual do proprietário. No entanto, sabemos que nem sempre essa regra é seguida, o que pode gerar complicações graves para o desempenho do veículo.
Os câmbios automáticos foram projetados para trocas suaves e confortáveis para o condutor. Assim, quando o veículo apresenta trancos, patinações ou ruídos durante as trocas de marcha é indício de que o tempo de utilização do lubrificante foi ultrapassado e que a troca de óleo é mais do que necessária.
A troca de óleo do câmbio automático deve ser realizado com profissionais e oficinas especializadas em câmbios, ou em um mecânico de sua confiança. Para isso, conte sempre com a Benicar Oficina Especialista em Câmbio Automático